Está chegando a hora, a publicação do Edital de Abertura do XVI Exame de Ordem Unificado está prevista para o próximo dia 23 de janeiro de 2015, então antecipe-se e comece logo a se preparar.

O período de Inscrição vai de 23 de janeiro a 5 de fevereiro de 2015, sendo que a prova objetiva – 1ª fase tem previsão para ser realizada em 15 de março de 2015, enquanto para os que conseguirem superar essa etapa ainda terão pela frente um outro desafio que consiste na prova prático-profissional – 2ª fase – que já está marcada para o dia 17/05/2015.

Como a maioria dos brasileiros já sabem, a aprovação nas duas fases do Exame de Ordem Unificado da OAB/FGV, consiste em requisito indispensável para a obtenção do registro de advogado perante a Ordem dos Advogados do Brasil, sem o qual o Bacharel em Direito não pode exercer a profissão de advogado.

Em tese, o principal objetivo da exigência de que o Bacharel em Direito se submeta ao exame de ordem como requisito para o exercício da advocacia, é para aferir se o candidato possui ao menos o conhecimento mínimo das matérias ministradas nos cursos jurídicos superiores.

Dentre as disciplinas exigidas, a que o candidato/examinando deve dar maior atenção é a de ÉTICA E ESTATUTO DA ADVOCACIA, haja vista que trata-se da matéria com um maior número de questões, e que acerta-las pode fazer toda a diferença na contagem final dos pontos.

A prova objetiva – 1ª fase – possui 80 questões, sendo que para se tornar apto para a segunda fase o candidato ser acerta no mínimo 50% (cinquenta por cento) das questões, ou seja, 40 acertos ou mais.

A prova da 2ª fase consiste na confecção por parte do examinando de uma peça prática, bem como na resolução de questões discursivas, estas na área escolhida pelo candidato no ato da inscrição.

Uma boa notícia para o examinando é que para a segunda fase, é permitida a utilização do auxílio de legislação durante a prova, e ainda o fato de que para essa fase o mesmo terá uma segunda chance em caso de reprovação, isso sem a necessidade de se submeter novamente à prova da primeira fase.

AUTOR: Elmar Eugênio de Campos Moreira

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here