Dicas para quem vai prestar o exame de ordem no domingo, 03 de agosto, o qual será realizado o Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Será aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) –, em todos os estados brasileiros, (horário oficial de Brasília).

O exame é obrigatório para quem se formou em direito e quer atuar na área. Em sua última edição, em dezembro de 2010, a organização registrou o pior resultado da história. Somente 9,74% dos 116 mil inscritos foram aprovados, incluindo os chamados “treineiros” (alunos do último ano da graduação que fazem a prova como experiência), que tiveram resultados superiores aos dos já formados

Para auxiliar aqueles que irão enfrentar a temida prova, o juiz federal e especialista em concursos públicos, William Douglas, dá algumas dicas de como os candidatos devem se comportar na véspera e no dia do exame:

Como lidar com os dias de véspera

1 – Motivação correta

Para começar, pare de ficar reclamando da prova. Ela existe e faz parte da carreira jurídica. Então, vamos fazê-la e passar. E, se não passarmos, não devemos ter vergonha, porque 90% das pessoas não passam. Temos é de nos preparar melhor para a próxima.

A próxima é essa semana e isso é uma notícia maravilhosa. Vamos fazer o nosso melhor e ver o resultado. Se passarmos, beleza; se não, estudaremos mais ainda para a que virá. É assim que funciona.

Nenhuma prova tem o poder de vencer você. Se não passar, lembre-se que existem três exames por ano e que todos os grandes vencedores já passaram por isso. Por favor, não se esqueça: você já estudou alguma coisa. Então, vamos fazer o melhor que pudermos. E boa sorte!

2 – Preparação Mental

 Visualize-se na prova, calmo e tranquilo. Isso ajuda.

Se for rever a matéria, use seus resumos. Leia Súmulas e Informativos do Supremo Tribunal Federal (STF) e faça alguma prova anterior, mas tudo sem estresse, porque já estamos em ritmo de concentração para o jogo. Fique feliz pelo fato de a prova finalmente estar chegando. Mantenha a atitude correta: alegria e entusiasmo.

3 – Providências básicas

Veja o local e o transporte para a prova. Já viu o itinerário? Conferiu tudo? Não deixe isto para o dia.

Confira, também, o número de inscrição e os documentos.

Evite brigas e discussões. Você está estressado, lembre-se disso. Tenha paciência com a família e com seu companheiro (a). Desestresse.

Separe material, roupas, remédios (para diarreia, dor de cabeça, dor de dente, absorvente, sonrisal ou outros medicamentos de uso pessoal) para o dia da prova. Deixe tudo separado em um canto, pasta ou prateleira.

4 – No sábado

Não estude: se for estudar, que seja algo leve e sem pressão. Pode assistir aulas, por exemplo. Não vá dormir tarde, nem tente rever toda a matéria em um só dia.

Ritmo de concentração para jogo de Copa do Mundo: não invente nada de diferente.

Comer: só em lugares conhecidos e comidas conhecidas. Evite esforços físicos (lesões).

Lazer agradável: relaxe! Faça uma caminhada leve. Espaireça!

Concentração: visualize-se calmo e tranquilo na prova.

Separe roupas: leve agasalho para se o tempo esfriar; roupas confortáveis e compatíveis com o lugar e o cargo; não é dia de desfile.

Despertador: pelo menos dois sistemas (um sem depender de energia elétrica). Acorde mais cedo que a “conta do chá”.

Deslocamento: condução ou carro estão ok? Levante mais cedo e se prepare para imprevistos (por exemplo: pneu furado).

 Na hora de dormir, repita para você mesmo: “amanhã é um grande dia!”

5 – Material para a prova

– Identidade

– Cartão de inscrição

– Dinheiro para o deslocamento e lanche

– Material: caneta azul ou preta, de material transparente (duas ou três)

– Sugestões de lanche: algo para beber, biscoito salgado e doce, chocolate

– Remédios (dor de cabeça, diarreia, cólica etc.)

Motive-se! A hora chegou!

O que fazer no domingo, o dia da prova

1 – Ao acordar

 Amanheceu! Hoje é um grande dia!

Se possível faça uma caminhada leve e curta e/ou alongamento. Tome um café da manhã reforçado, mas sem exageros. Pegue o material, que já deve estar separado. Beije a família, ore.

2 – Ao sair de casa, pegue o material para a prova, que você já deixou separado.

Deslocamento: preveja engarrafamento, pneu furado, entre outras situações. Sem pressa, sem estresse. E, mais uma vez, lembre-se: hoje não é dia para discutir com ninguém.

3 – Ao chegar

É normal a pessoa olhar as outras e achar que é a única que vai ser reprovada. Relaxe, isso é estresse de prova. Evite companhias desagradáveis e assuntos de prova. Preste atenção em qual é a sua sala.

Procure um lugar agradável e confortável e se arrume (preocupe-se em observar onde o sol vai bater). Atitude de águia e não de galinha (há artigo no meu site com esse tema, veja o link no final deste artigo).

4 – Antes de começar a prova

Relaxe: não estude mais. Se quiser, leia coisas leves antes da prova (jornal, revistas). Calcule quanto tempo terá para cada questão e reserve um período para marcar o cartão-resposta. O fiscal dará o horário.

Lembre-se da frase : “Até cair foi legal, administrei, revi e descansei”

At – atitude e atenção

Ca – calma e tranquilidade

Fo – foco

Le – ler as instruções aos candidatos e ler a prova com atenção

Administ – administrar o tempo / o que não sabe / comichão de candidato

Revi – revisões 1 e 2

Descansei – intervalos e atitude

IMPORTANTE:

Nem pense em colar ou dar cola. Pode lhe causar prejuízo.

Fique calmo, confie em Deus e faça sua parte.

FONTE: Goiás em Foco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here